Cálculos Nutricionais para a Nutrição Esportiva

2019-06-10T19:14:31+00:0012 de novembro de 2018|Cálculo matemático, Estrategias dietéticas|

A primeira matéria do blog sobre tema da nutrição esportiva que quase ninguem conhece hoje em dia: o cálculo das necessidades nutricionais individuais.

Dentro destes estão contidos: o valor calorico total, bem como a participaçãodos de macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídios) e micronutrientes.Para deixar o tema mais didático e de fácil entendimento, pode-se calcular primeiro a necessidade energétical total do indivíduo. Para isto a literatura especializada disponibiliza equações feitas em populações específicas e o fator atividade física. Para as pessoas leigas é comum “achar” que a dieta tem muita comida ou que vai engordar fazendo a dieta que prescrevemos, mas quem calcula sabe que a matemática funciona, sendo que o limitante do resultado é a pessoas NÃO seguir a dieta que está escrita no papel.

O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) em conjunto com a Associação dos Nutricionistas do EUA (ADA), publicaram um posicionamento em 2009, no qual indicam a equação do Instituto de Medicina (DRI, 2005) como a mais adequada para atletas e pessoas fisicamente ativas, pois foi feita pela técnica de água marcada, considerada padrão ouro.

A DRI (2005) leva em consideração a idade, peso e altura e o fator atividade física (FA):

Equação Homens:

NE= 662-9,53(idade em anos) + FA[15,91(peso em kg) + 539,6(altura em metros)]

Equação Mulheres:

NE= 354-6,91(idade em anos) + FA[9,36(peso em kg) + 726(altura em metros)]

FATOR ATIVIDADE FÍSICA

1,0 – 1,39 = Sedentário e atividades leves diárias

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1,4 – 1,59 = Pouco ativo com atividades leves diárias + 30-60 minutos de exercícios físicos moderados

1,6 – 1,89 = Ativo com atividades diárias + 60 minutos de exercícios físicos moderados

1,9 – 2,5 = Muito ativo com atividades diárias + 90-120 minutos de exercícios físicos moderados

Exemplo:Homem fisicamente ativo, 25 anos, com 85kg, 1,75m.

Bancário, serviço leve computador, intelectual, atendimento ao público.

1 hora musculação

Objetivo aumento de massa magra

Necessidade Energética Diária

NED = 662-9,53(25) + 1,6[15,91(85) + 539,6(1,75)]

NED = 662-238,25+1,6[1.325+944,3]

NED = 662-238,25+1,6[2269,3]

NED = 662-238,25+3630

NED = 662-3868

NED= 3206 kcal

Com este texto, mostramos que a dieta é complexa e que deve ser calculada por um nutricionista esportivo, pois existe todo um embasamento científico. Agora se quiser “economizar” e seguir a dieta dos famosos, fica a vontade, só não venha me procurar depois que você percebeu que não teve nenhum resultado.

Bons treinos e boa dieta!