Emagrecimento: Importância do cálculo de calorias para mudança corporal

2019-07-27T14:18:38-03:0011 de fevereiro de 2019|Cálculo da dieta, Emagrecimento|

Atualmente o crescimento do interesse da nutrição esportiva é motivado pelas mídias sociais e pelo esporte fisiculturismo. Com isso, as pessoas querem melhorar a saúde e a estética usando a dieta. Além disso, querem fazer dietas de emagrecimento, fazer a suplementação dietética em conjunto com a prática de exercícios físicos. Entretanto, vemos uma grande quantidade de informações na internet sem base cientifica e que pode até prejudicar a saúde das pessoas.

Importância do nutricionista nas dietas de emagrecimento

A forma correta seria procurar profissionais especializados para realizar um trabalho individualizado e alcançar os resultados da forma mais segura e saudável possível. Com relação a dieta, o nutricionista é o profissional que calcula e prescreve as quantidades calóricas e transforma em alimentos e suplementos, levando em consideração o objetivo do indivíduo.

Balanço calórico negativo

Para o emagrecimento, as recomendações focam uma dieta restrita em calorias totais. Sendo que as quantidades podem ser alcançadas por cálculos matemáticos, usando equações pre-estabelecidas, para se saber o Valor Calórico Total (VCT).

Kcal/kg de peso por dia

Em 2010, a Sociedade Internacional de Nutrição, em seu posicionamento (1), oferece um calculo estimado de 25-35 kcal por kilograma de peso corporal, para a perda de peso. Vamos ao exemplo de cálculo: um indivíduo de 100kg com 30% de gordura corporal, com objetivo de manter massa muscular e reduzir a gordura corporal:

100kg x 25kcal = 2500kcal ao dia.

Após esse calculo, o nutricionista deve adequar as quantidades do macronutrientes específicos para o objetivo. E deve relacionar as quantidades calóricas de cada um perante o VCT:

40% de CARBOIDRATO = 1000kcal
30% de PROTEÍNA = 750kcal
30% de LIPÍDIOS = 750 kcal

Valor calórico para emagrecimento

Esse ajuste é extremamente importante, pois se a dieta tiver quantidades reduzidas de calorias e não tiver proteína o suficiente, o indivíduo irá perder massa muscular.

Em 2017, o ISSN posiciona quantidades entre 2,5-3,0g de proteína/kg/dia dentro de uma dieta hipocalórica (2), assim dentro do calculo de exemplo oferecido, temos:

30% de PROTEÍNA = 750kcal / 4kcal = 187,5g total ao dia.

Após isso, um ajuste no cálculo deve ser feito, perante a composição corporal. Se considerarmos que o indivíduo de 100kg possui 30% de gordura, relativamente serão 30kg de gordura -100kg total = 70kg (massa muscular, óssos e órgãos). Vamos ao exemplo abaixo:

187,5g de proteína total / 70kg = 2,6g de proteína/kg/dia

Desta forma, esse ajuste proteico irá garantir a manutenção de massa muscular dentro de uma dieta restrita em calorias totais. Com esse texto explicativo, demonstramos a importância de se ter um nutricionista para calcular e prescrever a dieta. Bem como incluir os suplementos corretos para cada tipo de indivíduo, para alcançar seus objetivos estéticos e de saúde.

Referencias bibliográficas

Kreider RB, Wilborn Cd, Taylor L, et al. ISSN exercise and sport nutrition review: research and recommendations. Int J Soc Sports Nutr. 2010;7:7.

Aragon et al. Journal of the International Society of Sports Nutrition (2017) 14:16

You cannot copy content of this page